quarta-feira, 26 de maio de 2010

Curiosidades sobre a Guerra de Canudos e a Revolta da Vacina

Por: Vilessa e Yanne

O nome do Arraial de Canudos surgiu devido ao costume da comunidade da região usar cachimbo. O cachimbo era confeccionando a partir de uma planta nativa muito abundante na região, chamada Canudo.

Existem três Canudos ao longo da História. A primeira foi a de Conselheiro,
arrasada pelos militares. Após alguns anos, a região foi povoada novamente, e assim surgia a segunda Canudos (Alguns eram antigos conselheiros, ou descendentes que voltavam). Na década de 50, foi projetado um açude que acabou submergindo a região histórica. Em 1969 com a inundação da cidade, a população foi transferida para um povoado chamado de Cocorobó, que foi rebatizado de Canudos, e esta é a terceira e atual.


Já durante a Revolta da Vacina, haviam boatos de que a vacina deveria ser aplicada nas partes íntimas do corpo e as mulheres deveriam se despir diante dos vacinadores. Isso tudo agravou o descontentamento da população que logo se revoltou contra o governo. Entre os dias 10 e 16 de novembro de 1903, a população fez da cidade um campo de batalha. Houve a depredação de lojas, bondes foram incendiados, barricadas foram organizadas contra as equipes de vacinadores. No dia 14 de novembro de 1903, os cadetes da Escola Militar da Praia Vermelha também se revoltaram contra as medidas tomadas pelo governo e passaram a apoiar a população.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Vacina

Nenhum comentário:

Postar um comentário